quarta-feira, 19 de março de 2014

Amiguinha Tetê

Fiquei ausente por um bom tempo, mas deu saudades de escrever no blog.

Pra começar, o Enzo está crescendo e o tratamento está sendo apenas um detalhe na vida dele, antes era como se tomasse todas as nossas forças, os gessos molhados trocavam nossa rotina de maneira significativa, depois vieram as órteses e no início foram piores que o gesso, cheguei a desejar que ele usasse gessos de novo, parecia que nunca ia acabar! Ele sempre chorava na hora de colocar e tirar, o pezinho inchado ficou machucado e não pudemos parar de usar, foi bem complicado.

Certa vez cheguei no grupo de apoio ao pé torto no facebook e perguntei: “Isso passa? Um dia ele vai ser feliz com as órteses?”
Muitas mães me responderam que sim, mostraram fotos do bebê tranquilo com a órtese e hoje é minha vez de dizer: PASSOU!!! De gritar bem alto, feliz mesmo!!! Porque passou e ele nem se importa mais!

Demorou, foram pelo menos 3 semanas até estar por completo acostumado, mas hoje eu digo que o tratamento é um detalhe na vida do Enzo.
Sendo assim, as postagens sobre o tratamento vão diminuir e talvez eu continue escrevendo sobre o desenvolvimento dele, como está lindo a cada dia... pois o Enzo ganhou um monte de “tias e tios” por todo o Brasil e até fora do Brasil!!!! Pessoas maravilhosas que se eu citar o nome posso esquecer de alguém... então prometo, que quando tiver tempo, dou uma passadinha por aqui e coloco as gracinhas que ele faz.

Mas posso dizer que muita coisa aconteceu! Ele viajou, foi uma loucura minha viajar com ele tão neném, mas foi bom pra gente.

Ele anda tão sapeca e cheio dos risinhos.

Vive aprontando com a gente, ele conversa (balbucia) um monte de coisas, dá gargalhada... então resolvo pegar a câmera e registrar. Na hora ele muda! Fica sério, olhando pra câmera... ahahahha... é só guardar a máquina que ele volta a sorrir. É um sapeca lindo!

Saudades das fotos? Vamos lá!

Olha como ele nem se importa mais com a órtese:
Levanta! Brinca!!! E veja que ele estava dormindo!!! ehheheheh
Na hora que tiramos a órtese ele percebe que algo mudou, afinal de contas, a Tetê (órtese) dele pesa 250 gramas, o que é muito pra um menininho de 5 quilos e meio!!! Então, assim que tiramos, ele começa a movimentar os pés de maneira descompassada, um e depois o outro... ehehhehe... coisa que não é possível quando está com sua Tetê.
Veja ele num estica e encolhe que é uma delícia!  
Aqui em casa lutamos muito para tratar a órtese como algo positivo, se ele vai precisar de conviver com sua Tetê até os 4 anos de idade... que seja algo que ele pelo menos aceite, que ninguém tenha pena ou coisa parecida.
Sendo assim, quando tiramos a órtese para o banho dele, não fazemos festa, não é tratado como algo diferente, pois precisa ser normal, fazer parte da vida dele. Se super-valorizarmos esse momento, teremos problemas no futuro.
Ele tem nos ensinado muito, hoje não se importa mais, nem chora, nem reclama... faz parte! Força, foco e fé!!!
Mas que dá um aperto no peito vê-lo dormindo tão tranquilo, cheirando sua fraldinha, encolhendo as perninhas... isso dá!!! E é claro que aqueles pensamentos sempre aparecem "e se... e se os pezinhos dele fossem sempre assim... e se..."...
A gente ama ele por completo, cada pedacinho... inclusive seus pezinhos, que a mamãe sempre beija antes de colocar a Tetê.

Dia 16/03 ele completou 3 meses... é claro que comemoramos com ele e com a família, são 3 meses de muita luta, mas também de grandes vitórias!!!


Obrigada a cada um que tem orado pelo meu pacotinho precioso!!! Que Deus abençoe a vida de vocês!
Continuem orando por nós, a jornada é longa, mas com Deus ao lado, a vitória é certa!

Pra encerrar... deixo pra vocês um pouquinho da conversa desse rapazinho lindo!

Vídeo meio antigo... de fevereiro! Mas está valendo: