sábado, 13 de setembro de 2014

Mais uma vitória!

                                           (Foto: Patrícia Gomes)
Essa foi uma semana muito que especial, merece uma postagem no blog, e cá estou!
Desde nossa visita ao pediatra, aos 5 meses, quando Enzo já sentava muito bem, a pediatra aconselhou a começar a colocar no colchão com brinquedinhos e estimular a engatinhar. Assim fizemos.
Ele de início aceitou bem, depois não queria mais ficar no colchão e acabamos deixando-o ficar no chão, isso já com uns 6 meses. Do jeitinho dele, ele se movia. As vezes se arrastava sentadinho, outras vezes parecia uma minhoca arrastando a barriga no chão... era uma graça de se ver.
Muitas pessoas diziam “ele não vai engatinhar, não dá pra ele aprender, passa a maior parte do dia com esse negócio nos pés, não tem jeito!”
Outros diziam “ele vai andar direto, nem vai engatinhar...”
Eu, sabendo da importância que é uma criança engatinhar, tinha em meu coração a certeza de que na hora dele, ele ia fazer o que a maioria das crianças fazem... que o desenvolvimento dele seria tão bom como dos outros bebês.
Sim, ele continua fazendo o tratamento, usa a órtese 14 horas por dia. Vai usar ainda por muito tempo, o tratamento é interrupto, não dá para parar e segue até o 4 anos de idade.
Como vai ser?
Como uma criança de 2, 3, 4 anos de idade suporta manter os pés presos a uma bota parafusada em uma barra de ferro 14 horas por dia???
Eu simplesmente não sei te responder.
Mas, Deus te sido misericordioso conosco. Mesmo usando a órtese a maior parte do dia, na quarta-feira, dia 10/09, Enzo deu um presente imenso pra mamãe dele, para toda a família!
Estávamos só eu e ele em casa, o papai tinha saído com o maninho... eu o coloquei na sala, com os brinquedinhos ao redor e fui até a cozinha fazer o seu mingau. De repente eu sinto algo encostando em minha perna... olho e vejo o sorriso mais lindo do mundo, como que dizendo “cheguei aqui mamãe... agora ninguém me segura!”
Ele tinha saído da sala e ido até a cozinha, de gatão... engatinhando pelo chão, aos 8 meses, como qualquer outro bebê de sua idade!
Eu não pude conter as lágrimas! (vídeo do momento no final do texto)

Para tantos pais isso pode ser algo banal, mas quando me lembro daqueles pezinhos lindos, sim, eram lindos, e tortinhos e agora vejo meu pequenino engatinhando, é realmente um prova linda de amor do Pai por nós e eu não poderia deixar de vir contar para você, que tem acompanhado nossa luta desde o começo e agradecer pela força e alegria que sempre nos oferta.
E para completar a alegria da semana, Enzo já está com um dentinho apontando, babando deliciosamente em tudo... ahahhaha
Desde os 7 meses já ficava em pé nas coisas, mas meio desastrado, agora já fica em pé sozinho, com maior desenvoltura, e inclusive fica em pé no berço, usando a órtese.
Mas a luta está apenas começando. Nosso próximo passo é aprender a engatinhar com a órtese presa aos pés.
Não será fácil, pois para sair do lugar ele se empurra com os pezinhos e também os mantém juntos... já tenho ouvido “ele não consegue com a órtese”. Mas ele é meu pequeno grande guerreiro e logo estará engatinhando com a órtese, pois fica a maior parte do dia com ela e esse desenvolvimento será ótimo para ele.
Por enquanto, ao colocar a órtese e deixa-lo com os brinquedinhos, ele chora, porque ainda não consegue sair do lugar com ela. Mas sei que é questão de tempo e logo ele terá mais essa habilidade.
Deixo para vocês algumas fotos desses momentos maravilhosos e mais uma vez, obrigada a cada um que tem nos acompanhado.

Continuem orando por nós, a guerra não tem sido fácil, ainda nos parte o coração, mas cada pequena vitória tem sido comemorada com muita alegria e tem feito tudo isso valer a pena!
São 8 meses de muito, muito amor!


Dormindo com sua amiguinha Tetê (a órtese).

Ficando em pé sozinho, sem que a mamãe ou o papai ajude. Lindo!


É amor pra mais de metro!


Um beijinho para todos!

O vídeo do meu guerreiro engatinhando... primeira vez: