
Há meses não visitava o blogger.
Durante o tempo que estive ausente aqui continuei acompanhando outras mães e seus bebês PTCs, órteses foram doadas, emprestadas, muitas visitas foram feitas e toda essa corrente do bem não parou.
Eu, portanto, não podia deixar de atualizar e informar sobre como estamos com o tratamento do Enzo.
Seguimos firme e forte com o uso da órtese.
Passamos pelas festas de fim de ano, mesmo com os horários de sono alterados no dia de Natal e 31/12, ainda assim o uso foi de 14 horas.
Acredito que o sucesso do tratamento depende agora muito dos pais, na fase em que o Enzo se encontra, quase dois anos de uso da órtese, ele não protesta ou tenta tirar a órtese, cabe aos pais fazer os devidos ajustes para que mesmo com o sono atrasado, passeios e viagens, a amiguinha órtese continue sendo usada.
Outro dia, quando terminaram as 14 horas de uso, fui até ele para retirar a órtese, para minha surpresa ele se recusou. Pediu, do jeitinho dele, para continuar usando.
Claro que deixei, fiquei muito feliz em ver que estamos no caminho certo.
Não tenho pressa para que chegue o dia da alta, na verdade tenho medo. Tenho acompanhado alguns casos de recidiva (o pé volta a entortar após a alta) aos 5, 6, 7 anos de idade.
Mas qual a razão de tantos pezinhos voltarem a entortar?
Muitas são as respostas.
Desde o mal uso da órtese, esse é o mais comum.
Também por a criança ter pés mais rígidos em um nível mais grave de PTC, fazendo com que a identidade congênita prolongue o tratamento.
Aqui em casa, seguimos Unidos no propósito de que é melhor errar pelo excesso de cuidado.
Então nada de ansiedade para a alta.
Sobre o desenvolvimento do Enzo, penso que é importante deixar registrado para acalmar o coração das mães que recém descobriram o PTC em seu bebê: o desenvolvimento é normal. Como qualquer criança da mesma idade que eles têm.
Agora aos 2 anos, recém completos,
Enzo corre, brinca, interage, escala móveis, ensaia pedalar a bicicleta, ama chutar bola e ainda grita gol!!!
Tímido e genioso. Ama peixes e dinossauros.
Uma bênção em nossas vidas.
Vamos às fotos?

Com o amiguinho Heitor, também PTC.




posted from Bloggeroid