terça-feira, 5 de novembro de 2013

A escolha do médico - O tratamento.

Há coisas na vida em que tudo mostra um único fim.
Por mais que tentemos tomar outros rumos, sempre caímos no mesmo lugar.
E assim foi com o tratamento do Enzo.
No dia em que descobri o PTC (pé torto congênito) do Enzo, comecei a pesquisar, minha cunhada trouxe o nome e o telefone de um médico, dr. Miguel Alito, da Clínica Genus. Ele é referência no tratamento de pés, joelho e quadril, especialmente de crianças. 
Liguei lá e me informaram que a primeira consulta era paga (300,00 reais), o restante o plano cobria.
Na hora deixei de mão, naquele momento não tinha o dinheiro, então fui procurar outro médico.
Entrei em contato com a Sheiva, prima do meu esposo, que é enfermeira e conhece muitos médicos, pedi pra ela o nome de um médico que fosse bom para esse tratamento, ela pesquisou e me trouxe o nome do dr. Miguel Alito. Mais um vez o mesmo nome... rsrsrs
Deixei de mão e marquei uma consulta pelo plano de saúde no Hospital Ortopédico, com o dr. Luiz Alberto Mariano, cheguei para a consulta e ele tinha saído para uma emergência, não nos atendeu.
A ideia de consultar antes, era justamente pra se informar e já agendar o tratamento que deve começar até no máximo 4 semanas de vida, quanto antes, melhor!
Por fim, fui até o dr. Luiz Alberto Mariano no dia seguinte, ele estava lá, mas nesse dia meu plano deu um erro e não consegui atendimento. Desde então venho tentando marcar consultas com ele e sempre dá errado.
Por outro lado, recebi indicação da dr. Mônica, que é de São Paulo, ela é referência no tratamento de PTC, a melhor do Brasil, me deram o e-mail dela para que eu conversasse e visse se ela conhece alguém que trata PTC no Mato Grosso, já que ela treina muitos médicos.
Mandei o e-mail e ela, pra minha surpresa, respondeu no mesmo dia! A resposta foi a seguinte:
Ola Franciellen,
Será um prazer recomenda-la a meu querido colega Miguel Alito da clinica Genius. Além de bem treinado no Método Ponseti, é ótimo médico e ótima pessoa.
Vc estará em ótimas mãos. Recomendo que marque uma consulta mesmo antes de seu filho nascer, para que ele possa te explicar o protocolo com detalhes, e então vc terá o restante da gravidez bem tranquilo.
Um grande abraço,
Dra Monica.
Veja? Mais uma vez, o mesmo nome, o mesmo médico!!! Não tinha pra onde correr, juntei os 300,00 reais e fomos eu e meu esposo conversar com o "famoso" dr. Miguel.
O incrível de tudo, é que ele é mesmo bom, é tudo o que os outros falavam! A consulta foi maravilhosa, ele muito atencioso, com uma lupa, examinou cada foto da ultrassom e confirmou que é mesmo pé torto congênito bilateral (os dois pés tortos) nos tranquilizou muito sobre o tratamento, garantiu que tem jeito e que na idade certa ele estará andando, correndo e chutando bola! É tudo o que queremos!
Já na hora de ir, eu perguntei se após o pagamento da primeira consulta eu poderia fazer todo o tratamento pelo plano de saúde. Ele sorriu e explicou que a maioria do tratamento é feito sim pelo plano: as consultas e a cirurgia o plano cobre, ele também fará uma visita quando o Enzo tiver nascido, ainda no hospital, para avaliar o grau dos pezinhos, todo esse atendimento pelo plano, MENOS o gesso.
Quando ele disse que só não cobria o gesso eu imaginei "poxa, um gesso! Isso é o de menos". Mas não é tão simples.
Ele explicou que custa 480,00 por sessão de gesso (120,00 de material + 360,00 pelo trabalho do médico - honorários). Os gessos são trocados a cada 7 dias, uma troca por semana, e ele acredita que com 6 sessões de gesso o Enzo já pode ir pra cirurgia.
Então precisamos de 2.880,00 para os gessos, inicialmente.
Sai do consultório na certeza que tinha jogado 300,00 reais fora, pois arrumar 480,00 por semana, pra mim, não dá e preciso ser realista.
Mas eu tenho amigos e família, desabafei, chorei e eles tiveram a ideia de montar esse blog pedindo para que cada um possa doar o valor que desejar.
Eu acredito que a ideia veio em resposta as minhas orações, em momento algum eu reclamei do Enzo, eu planejei e amei cada pedacinho dele, desde antes de ser formado, inclusive amo seus pezinhos tortos. Mas a todo momento eu pedi para Deus que nos capacitasse para oferecer o que há de melhor em tratamento para ele e está mais do que provado que o dr. Miguel é a melhor escolha, pois tenho muito orado por isso.
Eu, como mãe do Murilo, já planejei muitos Natais, já comprei muitos presentinhos, já inventei muita coisa legal pra ver o sorriso dele, com o Enzo não será diferente. Ele vai nascer por volta do dia 18/12, o presente que desejo dar pra ele são os gessos, pois no Natal de 2014 (ano que vem) quero vê-lo já ensaiando os primeiros passos.
Não tem sido fácil, vejo mães de outros bebês PTC que a única coisa que desejam é dar de presente um par de tênis bem bonito que ele possa usar, conhecer essa outra realidade dói um tanto.
Não sei se com o blog conseguirei todo o valor do tratamento, se não conseguir, terei de procurar outro médico, pelo plano, ou pelo SUS, que é ainda mais lento.
Se você que está lendo não puder doar nada, não tem problema, peço de coração que tire um tempo e ore pelo Enzo, Deus ouvirá e nos dará força para de  alguma forma conseguir proporcionar o tratamento que ele necessita e merece.
(Para entender a história desde o início, sobre como é essa deficiência, leia os posts anteriores).

14 comentários:

  1. Abençoada Franciellen, bom dia!!!!
    O meu irmão Everaldo, que é pastor em Sinop viveu essa história por duas vezes, pois seu primogênito Everaldo Junior nasceu com essa deficiência nos dois pezinhos e depois sua última filha Laís Helena. Hoje eles tem os pezinhos perfeitos. Graças a Deus e a medicina.
    Quero saber se posso contar a história do Enzo nas minhas igrejas e ver se de repente alguém pode ajudar também financeiramente, além das orações. Eu juntamente com minha família queremos ajudar pelo menos com uma sessão.
    Pastor Evaldo de Souza Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor, quero muito agradecer!!! De coração! Nem tenho palavras!!!
      Muito obrigada mesmo!!!!

      Excluir
  2. Oi Franciellen

    Adorei a forma com que vc escreveu sobre seu filho (sem ser dramatica, mesmo vivendo um drama) e me sensibilizei!

    Tenho uma filha de 2 aninhos e sei o tamanho que é o amor que temos por ela!

    Este mes estou dura! Mas mes que vem recebo a decimo e na minha familia temos o habito de doar pra quem precisa algum brinquedo, alguma roupinha e por ai vai... como seu bebe vai nascer depois de dezembro, logo que eu receba meu pagamento eu vou ajudar vcs nem que seja com uma botinha de gesso (valor dela), e aí sei que ja estarei ajudando com a minha parte do "papai noel por um dia"!!!

    Que Deus abençoe vcs sempre e que esse bebe te traga muitas alegrias!

    Pode contar com meu valor a partir de dezembro que estará lá!

    Abraços

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, fico muito feliz e agradecida!!! Muito obrigada mesmo!!!!
      Que Deus continue abençoando vc e sua família... e uma botinha de gesso será mesmo um grande presente!!! Qualquer valor é super bem vindo... e eu só posso agradecer!

      Excluir
  3. Oi Fran. É a Day, neta da Vera, vizinha da sua mãe. Fran, minha tia falou sobre o Enzo e vim aqui no blog ver. Mesmo que você consiga arrecadar algum dinheiro, o Estado e o Município são obrigados a custear TUDO. Eu não sei te dizer sobre o plano de saúde, pq varia conforme o que foi ou não contratado. Mas quanto à obrigação do Estado e do Município arcarem com o tratamento do Enzo (gessos, consultas, exames, medicamentos) isso é certeza. É amparado pela Constituição Federal. Com exames e laudos em mãos, vc pode ir na Defensoria Pública ou no Ministério Público, para que primeiramente eles tentem de forma administrativa (sem processo na justiça), se houve alguma negativa ou não houver resposta, aí sim já pode entrar com processo (geralmente uma Ação Civil Pública com Pedido Liminar), pra garantir a obrigação deles em custear o tratamento, sob pena de sequestro de dinheiro e transferência à vc. Espero que tenha entendido meu "juridiquês", qualquer coisa me liga que te dou umas orientações (8118 0510). Fica com Deus. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Day... muito obrigada pelas informação, a situação é a seguinte:
      Tenho acompanhado várias mães que tem filhos com pé torto e tratam pelo SUS, elas listam alguns problemas:
      1 - O gesso precisa começar nos primeiros dias de vida, na maioria das vezes, pelo SUS, ele começa quando o bebê tem mais de 2 meses, e o pezinho já está bem mais rígido.
      2 - Nada garante que o mesmo médico sempre fará o acompanhamento, há várias situações em que um médico começa e outro e mais outro continua, essas trocas de médicos atrapalham no andamento, cada um faz de um jeito e tem uma opinião.
      3 - O gesso precisa ser feito pelo médico, e já li relatos de quando no SUS eles encaminham o bebê pra fazer o gesso com um "gesseiro" e não com o próprio ortopedista.
      O governo oferece o tratamento, mas do jeito dele, no tempo dele... e por mais que seja feita uma pressão, a qualidade sabemos que não é a mesma.
      Mas eu agradeço, de coração, pela ajuda e informação.

      Excluir
  4. Olá Franciellen,
    Fiz minha humilde doação mas acredito que mesmo de pouco em pouco você conseguirá o tratamento para o pequeno Enzo, além disso estarei rezando por ele e na torcida da sua família.
    Fique bem, e vamos ajudar a compartilhar sua história ..
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fran, que Deus te abençoe e capacite no que for necessário pois Ele sim, pode todas as coisas. Creia e dará tudo certo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Franciellen, boa tarde!
    Por coincidência ou não, meu filho também se chama Enzo e ele também nasceu com PTC bilateral entre outros problemas, ele começou o tratamento ainda na maternidade, acho que chegou a fazer 3 trocas se não me engano, porém como ele ainda estava internado a maternidade não cobrou nada, mas como ele teve que ficar 50 dias na UTI e mais 5 dias em outro hospital para realizar uma cirurgia do nariz, ele também demorou um pouco para começar realmente o tratamento, pois quando ele estava no quarto do hospital eu pedi para que tirassem o gesso que ele veio da maternidade, pois já passava de 7 dias, mas digo que isso não atrapalhou em nada a evolução dele, tivemos que procurar outro médico pois o que nos atendeu na maternidade queria cobrar R$ 5.000,00 pelo gesso apenas, sem contar a cirurgia, mas procurando pelo guia do meu plano encontrei o Dr. Rafael Yoshida que trabalha na AACD aqui de São Paulo disse que ainda dava tempo para "consertar". Como ele tinha um congresso em Dezembro do ano passado ele disse que poderia começar em janeiro sem prejuízos, mas ele também cobrou a parte do gesso (R$ 2.000,00, beeeeem menos que o Dr. Alexandre), pois plano de saúde nenhum cobre essa parte do tratamento, o que o convênio cobre é o material utilizado e não a "mão-de-obra" do médico. Mas olha, não se desespere, hoje o Enzo está com 1 ano e 1 mês, e já dá os primeiros passinhos, se quiser depois eu te envio as fotos desde o comecinho, ah outra coisa, você descobriu isso antes do seu pequeno vir ao mundo, eu descobri depois que ele nasceu, foi bem mais chocante, pois ele nasceu de 7 meses e meio....além da Atresia de Coanas bilateral que ele também teve, mas já foi "consertado". Este mês está um pouco apertado para eu te ajudar, pois estou retornando de uma licença saúde e ainda não recebi o benefício, mas mês que vem com certeza eu ajudo, pois vocês irão precisar também para as órteses de Dennis Brown, que não costuma ser barata. O meu Enzo está na segunda botinha, e creio que em Dezembro ou no começo de janeiro ele já tenha que mudar para um número maior. Fique tranquila viu, pode ter certeza que esse "problema" vocês vão tirar de letra, é tudo uma questão de adaptação. abraços e felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha ler seu relato, é uma benção saber de quem passou por isso, pois vc entende bem como eu me sinto e como será! Muito obrigada!!!
      Agradeço de coração!!! E Deus abençoe seu Enzo também.
      Me adiciona no facebook:
      https://www.facebook.com/franciellen.mendes

      Excluir
  7. Ola Franciellen acabei de descobrir q meu futuro filho terá ptc, vi que vc conversou com uma medica em sp Dr. Mônica, vc poderia me passar o contato dela. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Boa noite franciellen não sei se seu blogue está ativo ainda mas me comoveu a história eu nunca soube quais as causas de ter ptc e nunca pesquisei nem nunca vi ninguém com ptc achei que eu era o único hoje tenho 27 anos tenho ptc meus pais ñ tinham condições de fazer o tratamento correto então meu pé ficou 50% hoje sofro com dores no tornozelo, joelho e costas mas espero que o Enzo tenha fica bom com os pezinhos 100% pra no futuro ele ñ sofrer igual eu grande abraço

    ResponderExcluir