quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

É lutando que alcançamos o que desejamos!

Sexta-feira, 03/01, foi um dia especial, dia da primeira troca de gesso. Enzo fez o primeiro gesso com 11 dias e estava tirando uma semana depois, com 18 dias.
Eu estava ansiosa, achava que de alguma maneira seria fácil tirar o gesso (o gesso é retirado em casa por ordem médica, tirar com a maquininha é inviável), queria muito ver como estavam os pezinhos.

Então acordamos cedo, tínhamos de tirar o gesso e ir na mesma manhã colocar o segundo gesso. Dei de mamar, enchi bem a barriguinha dele pra ele suportar tudo com calma, preparamos a banheira com água morna e tudo mais.
Vimos logo de início que não seria fácil tirar, diferente do que eu imaginava.
Papai, sempre cuidadoso, buscou uma faquinha de serra e uma tesoura pra ajudar, além de pingar umas gotinhas de vinagre, como o médico indicou tudo pra ajudar amolecer o gesso.
Mas não foi tão simples, apesar do Stephano ser super cuidadoso, eu quase surtei de vê-lo usando a faquinha de serra, eu pedia calma pra ele a cada 5 minutos e agradeço a Deus por meu esposo já ser calmo por natureza, outro teria surtado comigo.

Enzo se comportou muito bem, ficou calminho, quietinho, aguentou firme o vai e vem à água, coloca e tira pra amolecer, ficamos trancados no banheiro pra não ter corrente de vento, tudo quentinho e sempre uma fraldinha sobre os peitinhos dele, foi com muito sacrifício que tiramos da primeira perna.
Na segunda o papai já estava mais prático e foi um pouco mais rápido, mas durante todo o processo levamos cerca de 1 hora e 20 minutos.

Ver as perninhas livre do gesso e ele podendo encolher e esticar, foi emocionante! Nunca imaginei que algo tão simples ia me emocionar.
Ele amou o banho por inteiro e estava com saudades da água, depois desse dia posso garantir que Enzo é um pequeno guerreiro, não seria qualquer bebê que teria a mesma paciência dele em ficar tanto tempo entre o tablado do trocador e a água da banheira, eu por vezes segurava a perninha dele enquanto o papai passava a faquinha de serra ou a tesoura, e ele quietinho, esperando que acabasse.
Quando terminou tomou um banho por completo e mamou muito e finalmente eu pude segurar meu pacotinho precioso do jeito que se segura bebês recém-nascidos, com as perninhas encolhidas, parecendo um presentinho embrulhado, levezinho, sem o gesso pesado que acaba forçando as pernas a ficarem sempre esticadas.

No final eu agradeci mais uma vez por tudo, pelo meu esposo, pelo meu bebê guerreiro, por poder tirar um gesso e ir até o médico com 480,00 reais para pagar o próximo gesso e saber que esse processo será por ainda mais 5 semanas, tinha sido apenas a primeira retirada, a primeira troca.
O primeiro gesso teve por objetivo principal criar aquela curvinha que todos temos na “palma” do pé, a divisão entre calcanhar e “peito do pé”. Tudo foi um sucesso!!!
Além de que podem comparar, já deu grande diferença.
Antes o torto era virado para cima, agora já está mais para o lado e tenho certeza que amanhã estará ainda melhor!


Resolvi escrever o texto hoje, pois amanhã será a segunda troca.
Não tinham vaga para sexta-feira e acabaram agendando para quinta-feira, eu achei ótimo, pois fiquei incomodada com o segundo gesso, senti ele bem mais justo, o que limitou os pequenos movimentos que o Enzo fazia, além de que estou ansiosa por ver o pezinho e o quanto evoluiu e por segurar ele no colo, todo encolhidinho, como ele gosta de ficar.

Continuem orando pela gente, Deus tem nos abençoando grandemente! Não está sendo fácil, mas como disse no título, é lutando que chegamos à vitória.

Para quem quer saber como é colocado o gesso, pedimos autorização para o médico e fotografamos o processo:
Veja que o gesso é colocado depois de pelo menos 3 camadas de algodão, o que ajuda a não machucar a pele fina do bebê, o que é ótimo, mas é péssimo, ótimo porque protege, péssimo porque o gesso é colocado molhado, para moldar, o algodão fica todo molhado e pode demorar até 3 dias para secar, causando cólica e gases.

Ele quase não chora, só chora quando estão manipulando os pés, isso incomoda bastante, mas depois de mexer nos pés, quando só está enfaixando, ele fica calminho. É meu guerreiro lindo!

24 comentários:

  1. É...eu sei bem o que é isso, eu e minha mãe ficávamos super cansadas após tirar o gesso...o Enzo também ficava calminho, mas era cansativo.

    ResponderExcluir
  2. Emocionada! Que diferença!! Que Deus abençoe cada processo!

    ResponderExcluir
  3. Imensa alegre que estou de ver a diferença, Deus é maravilhoso! Daqui um tempo veremos o Enzo jogado bola! Ele é uma benção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Sheiva!!! Com certeza ele vai estar correndo com os priminhos e aprontando todas!!!

      Excluir
  4. Que diferença!! O Enzo e mesmo um guerreiro,, Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  5. Não pude segurar as minhas lágrimas, seu rostinho meigo me comoveu. Vou colocar o Enzo no meu caderninho de orações. Deus está convosco. Não tenham dúvida disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rubén, a oração é o bem mais precioso!!! Deus continue abençoando vc e sua família!!!

      Excluir
  6. Olá, tenho acompanhado a história do Enzo pelo face, quando se trata de algo tão frágil como um bebê a gente fica meio sem saber o que dizer para o coração de uma mãe, como tal eu imagino que dói mais em você no que nele tudo que enfrentam, mas os dois tem se mostrado grandes guerreiros. A maquininha realmente é inviável, minha caçula se machucou e usou gesso por um tempo na perna e ao tirar o gesso, mesmo com todo cuidado, a maquininha deu uma pequena arranhada nela, na pele de um bebê isso não seria nada agradável, por isso com toda dificuldade de tirar com o procedimento que fizeram ainda é mais seguro. Força, eu e Andressa estamos na torcida e nas orações por vocês. Deus continue a os abençoar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas orações.. são mesmo o bem mais precioso!

      Excluir
  7. Força Franciellen! Meu filho também nasceu com essa deformidade e apesar da dificuldade, do trabalho e do cansaço, com o tratamento do gesso que ele começou aos 20 dias de nascido e mais duas cirurgias (uma com 2 anos e meio e outra aos 11 anos de idade), hoje ele tem 17 anos e está perfeito! Sempre correu, andou de bicicleta, jogou bola, teve uma vida normal. Mas nunca deixamos o tratamento, que no começo foi bem difícil, pois sofríamos muito ao ver ele de gesso, com a pele sensível, mas Deus é maior e a medicina está muito avançada. Se algum dia tiver oportunidade recomendo passar com o Dr. Carlos Roncato da Ortopedia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, pois ele é um tremendo profissional, especialista em pé e muito competente. Foi quem acompanhou e cuidou do meu filho desde sempre. Vá em frente e dará tudo certo!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog...É uma luz par as mamães que estão iniciando o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a ideia é principalmente informar, mostrar que não é o fim do mundo, pois quando recebemos o diagnóstico só dá desespero... podemos respirar fundo, que a batalha é grande, mas é possível e vale o esforço!

      Excluir
  9. Não imaginei que uma semana faria tanta diferença já! Fiquei super feliz de ver! Obrigada por compartilhar conosco esse momento. Deus abençoe vocês e o Enzo lindo!

    ResponderExcluir
  10. Fran, nossa guerreira da língua portuguesa, Deus está contigo e, especialmente, com o pequeno Enzo, que como tu, já é guerreiro, também. Estou em oração e colocarei o nome dele e de sua família na caixa de oração das igrejas por onde passar. Confiemos em Deus e tudo será feito.
    Permaneça na paz do Senhor Jesus.
    Att,
    Velasco

    ResponderExcluir
  11. Orando e Torcendo pelo Enzo e pela perseverança de vocês Fran, Estamos juntas!

    ResponderExcluir
  12. Que lindo ver o Enzo... tinha mais de um mês que não dava uma passadinha pelo blog. Acredite, ver seu rostinho lindo e toda a diferença do primeiro gesso é uma alegria incontida para nós que além de doarmos um pouquinho de dinheiro proporcionamos tanta felicidade na vida da sua família. Força, Foco e acima de tudo Fé em Deus.

    ResponderExcluir
  13. muito obrigada Ju, já estava sentindo sua falta... volte sempre!!!

    ResponderExcluir