quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Resultados que aquecem o coração

Quinta-feira, 09/01 fizemos a segunda troca de gesso do Enzo (3º gesso), ele estava com 24 dias.
A segunda retirada do gesso em casa foi MUITO, muito melhor! Papai pegou prática e dessa vez demoramos 30 minutos para retirar os dois gessos, claro que a mamãe ficou com o coração na mão, mas já está se acostumando com o uso da faquinha e da tesoura no gesso. A estratégia foi diferente, antes de molhar o papai fez vários cortes no gesso ainda seco, riscando bem fundo com a faquinha e ao colocarmos na água foi infiltrando e facilitando a retirada.


 Enzo ficou feliz em poder encolher as perninhas e ainda mais feliz que ele eu fiquei em poder segurá-lo sem o gesso. Uma coisa me deixou triste, mas é coisa de mãe muito cuidadosa mesmo, o que me chateou foi perceber que ele está se acostumando a ficar com as perninhas sempre esticadas, depois de retirar o gesso percebi que ele manteve a perna na mesma posição, meio flexiona do joelho e esticadinha. Parti o coração ver que ele vai mudando coisas tão simples devido à intervenção necessária. Mas sei que faz parte e tento ser forte.

Chegando nossa vez de consultar o doutor avaliou bem os pezinhos e explicou que o Enzo tem um pé mais rígido que o outro, ou seja, um dará mais trabalho que o outro para ficar na posição correta, e esse pezinho rígido, o pé direito, tinha progredido bem pouco, o que nós já tínhamos notado também por meio das fotos comparativas. É normal em crianças com pé torto, quando é bilateral (os dois são tortos) um ter rigidez diferente do outro.

O que nos deixou em alerta e meio preocupados é que devido essa rigidez, o doutor tomou uma providência: na hora de engessar, forçou mais o pé rígido, ele ficou ainda mais inclinado que o outro. Foi ótimo e esperamos que tenha alcançado o objetivo! Mas nem tudo são flores, como forçou mais, a perna todinha ficou voltada para fora, junto com o pé, isso fez com que ele pouco movimentasse a perninha o que causou incômodo e o fez chorar várias vezes. Também no momento de colocar esse gesso ele sentiu mais dor, chorou aquele chorinho sofrido, de dor mesmo. Mas foi só parar de mexer no pé que ele se acalmou com a chupetinha e o carinho da mamãe.

Veja como ele fica bonzinho:



Durante o momento de colocar o gesso ele chora, mas não é muito, só chora enquanto manipulam o pé, ou seja, enquanto forçam, colocam mais para o lado certo, depois disso, enquanto enfaixa a perninha, ele para de chorar e fica até tentando dormir.

(Veja que o pé direito está mais inclinado que o outro)

Chegando em casa foi bem complicado, esse gesso foi o que mais ele se incomodou, acredito que devido o doutor forçar um pouco mais. Ele chorou bastante, demos Alivium, como indicado pelo médico, mas ele passou a tarde sobre minha barriga, deitadinho e gemendo, isso me partiu o coração. Quinta e sexta-feira foram dias de luta, o tempo em Cuiabá estava fresco, o que é péssimo pra gente, pois o gesso não seca de jeito nenhum! Chegamos a usar de longe o secador na perninha dele (eu coloco a mão na frente pra medir a temperatura) tudo pra ver se ajudava a secar o gesso e diminuía as cólicas e dores para ele.
Ele só foi conseguir dormir melhor no sábado.

Domingo ele recuperou o sono perdido, dormiu super bem.
Essa semana ele também tomou seu primeiro banho de banheira! Foi ótimo!
Colocamos só um pouquinho de água e usamos o assento para erguer as perninhas, ele amou se refrescar.

Segue, como na semana passada, mais algumas fotos.
Quero agradecer de coração a todos que tem nos ajudado, com orações, com compartilhamentos, com valor em dinheiro, doação de qualquer valor faz toda a diferença.
Estamos felizes com o tratamento, a cada semana temos mais certeza de que fizemos a escolha certa!
Obrigada e obrigada!

Escolhi como primeira foto uma que tirei dele no dia em que fomos para colocar o primeiro gesso. Sempre gostei dessa foto, o rostinho dele está lindo! Só para explicar: sobre o pé parece ter esses ossinhos saltados, era assim que o pezinho ficava sempre que tirava as meias, o dr. Miguel explicou que são ossos do pé fora do lugar, o tratamento já está colocando-os no lugar certo =)



Agora a comparação de como estava após a retirada do segundo gesso e do terceiro gesso. Repare que o pé direito pouco evoluiu enquanto o esquerdo já estava quase na posição correta... e veja como está HOJE!!!! Confesso que não segurei as lágrimas ao ver os pezinhos após o terceiro gesso, ainda falta muito, mas o resultado nos enche os olhos e o coração de alegria!!! Cada um que ajudou, independente da forma, independente do valor, tem parte nessa vitória (repare a foto anterior, a de cima, e compare agora):



E por fim, com esse body que comprei no início da gravidez, nem sabia que estava gerando meu pequeno guerreiro!
Para o alto e avante!!!!

6 comentários:

  1. meu coração fica triste e fica alegre, alegre pelas conquistas e pelas melhoras dos pezinhos dele e triste pela dor q ele sente, Orando sempre

    ResponderExcluir
  2. Sinto tanto pela dor q ele sente.............meu coração fica pequeno e apertado. Orando por ele.

    ResponderExcluir